Make your own free website on Tripod.com




           'Interlúdio - 05 min. 00 seg.' é o projeto onde o grupo de performance em música concreta Club d'Essai torna pública a interação entre o seu trabalho e a paisagem física e humana da cidade de Porto Alegre.


           Foi através de um extenso e detalhado processo de pesquisa, iniciado em janeiro de 2000, que o grupo musicou seis espaços públicos da região central da cidade, criando ritmos e texturas musicais baseados em elementos como estruturas arquitetônicas, fluxo de público e características funcionais de cada um destes espaços, fazendo uma radiografia da cidade neste fim de milênio.


           O projeto visa contudo a ocupação destes locais, onde as músicas serão executadas (de forma mecânica) cada uma em seu local de origem. Estas peças musicais possuem, cada uma, o tempo de duração de cinco minutos e durante suas execuções serão ilustradas por performances de artistas locais que criaram ou adaptaram trabalhos em cima da idéia de cada música. Cada uma das peças será executada em seu respectivo local, uma vez em um dia da semana, na integralidade de seus cinco minutos e em horários pré-determinados, concluindo em seis dias a ocupação de pontos vitais desta capital. Veja o cronograma e demais detalhes das ocupações em Horários.


           Como resultado deste projeto o grupo concebeu o espetáculo 'Interlúdio - para Palco e Platéia', que dá continuidade ao mesmo, levando para o palco o repertório das seis músicas arquitetônicas, em uma performance que expõe a conturbada relação entre tempo e espaço, durante cinco minutos em algum local em Porto Alegre.


           Paralelamente ao espetáculo o projeto prossegue com a exposição 'Elementos Intrínsecos', onde o grupo apresenta o material resultante da pesquisa feita para a composição das peças, com fotos, imagens em vídeo e sons de cada um dos seis locais escolhidos para fazerem parte do projeto.


           Está prevista também a realização de um documentário em vídeo chamado 'Visões do Interlúdio', que registra todos os aspectos de produção e execução do projeto, tendo sua exibição na noite de estréia do espetáculo 'Interlúdio - para Palco e Platéia', que marca também o lançamento do CD '05 min. 00 seg.', contendo as seis peças referentes aos locais designados à ocupação.


(Conceito) (Horários) (O Show) (A Mostra) (O CD) (O Vídeo)
(Fotos) (Merchandising) (Contato) (Home)